Área do cliente

Alfabetização de Dados: A importância do Data Literacy para sua empresa

blogbusiness
alfabetização de dados rox partner

Em 2015, o termo Alfabetização de Dados praticamente não existia, o mundo passava pela primeira grande fase de transformação digital e de transformação em dados, com a adesão de soluções de Big Data em massa por parte das grandes companhias e de investimentos sem precedentes. 

Muitas das empresas que investiram em Big Data, nessa época, não tinham maturidade suficiente, nem mesmo a “Alfabetização de Dados” necessária para absorver todos os investimentos da melhor forma. Assim, nos anos seguintes, muitos dos projetos de Big Data foram refeitos por completo, tendo sido introduzidos times mais capacitados, ocorrido o envolvimento das áreas de negócio e de treinamento, e, ainda, o desenvolvimento das organizações para tais absorções. 

Neste artigo, falaremos sobre Data Literacy e como essa Alfabetização de Dados é essencial para seu negócio. Confira!

O que é alfabetização de dados?

Também conhecida como literacia em dados, a alfabetização de dados vem do termo em inglês “Data Literacy”. Trata-se da capacitação de pessoas para que elas possam ler, gerenciar, analisar e argumentar por meio de dados.  

O termo Data Literacy é recente. Surgiu em 2015, a partir de uma publicação de Rahul Bhargava e Catherine D’Ignazio, realizada pelo Massachusetts Institute of TechnologyMIT: “Approaches to building Big Data Literacy”.

Essa publicação do MIT relata a ideia de “Big Data Popular”, com o intuito de empoderamento e popularização da tomada de decisão e da transparência sobre processos e negócios através de dados.  

Qual a perspectiva de mercado em relação à alfabetização de dados? 

Com a popularização das soluções de Big Data proporcionada pelos avanços tecnológicos e pelo barateamento de computação distribuída, através da adoção em massa de ambientes de computação em nuvem, diversas empresas implementaram Data Lake, Lake House e Data Warehouse. Essas soluções de Big Data são a base e os pilares de consumo de dados pelas organizações para análise e tomada de decisão. 

De acordo com a International Data Corporation – IDC, até 2025, quase 30% da chamada “esfera de dados global” – “a quantificação da quantidade de dados criados, capturados e replicados em todo o mundo”, será a informação em tempo real. Em comparação, em 2017, os dados em tempo real representavam 15% da esfera de dados, conforme o relatório da IDC. 

A análise de dados em tempo real é o próximo passo para muitas empresas e contribui para propiciar a tomada de decisões e o acompanhamento das operações de negócio no momento da ocorrência e na jornada do cliente.  

Com um volume tão grande de dados e as análises em tempo real, são requisitados cada vez mais profissionais com competências adequadas para ler, gerir, analisar e tomar decisões. E, em se tratando de tomadas de decisão em tempo real, isso se torna ainda mais crítico dado o tempo e criticidade de uma decisão tão imediata. 

Qual é o impacto do Data Literacy na sociedade? 

Novas competências têm se tornado cada vez mais requisitadas e praticamente obrigatórias para profissionais de diversas áreas. Esse contexto inclui não somente os profissionais de tecnologia, mas também os que atuam na área de gestão. Nesse último campo, os profissionais têm se deparado com requisitos como conhecimentos em Python, SQL e ferramentas de visualização de dados, sendo esses tão marcantes e obrigatórios quanto no passado fora os conhecimentos relacionados à microinformática e proficiência em inglês. 

Esse cenário gera uma série de impactos, desde o surgimento de uma nova indústria de capacitação, como no passado foram as escolas de microinformática e de inglês. Agora, vemos a mesma movimentação em plataformas online como o Udemy, Udacity e diversas opções por meio da Educação a Distância (EAD), consultorias, novas carreiras, ferramentas de automação e simplificação de análise de dados, tais como as soluções de AutoML (automatização de geração de modelos de Machine Learning ). 

Além de toda a indústria de dados e de educação que se formam, existe também um impacto cada vez mais positivo gerado pela alfabetização de dados que é justamente a transparência com a massificação do acesso à informação. 

Para melhor entendimento sobre todo processo que nos fez chegar até a Literacia em Dados, esboçamos esta ideia em formato de espaço cosmo, e chamamos este fenômeno de The Big Bang Data. Confira o infográfico que mostra os movimentos propulsores dessa transformação.

the big bang data | Affabetização em dados

The Big Bang Data

Como a alfabetização de dados impacta os negócios? 

Ao longo de 2022, a Rox apoiou mais de 120 empresas em diversas etapas da Jornada Data Driven. Por meio das consultorias atendidas, notamos diferenças muito grandes e marcantes nos níveis de maturidade no uso de Dados e Analytics para gestão das corporações, bem como nos níveis de governança e, também, na Alfabetização de Dados das demais áreas nessas empresas. 

Em 2021, em especial, o tema mais marcante relacionado à evolução da maturidade de dados teve relação com a Governança de Dados, Privacidade e Proteção de Dados e, por fim, a disseminação do uso de ferramentas de análises avançadas. Para alinhar-se a esse contexto, a Rox criou, em 2022, a plataforma de ensino Rox School, com o intuito de apoiar os nossos clientes na etapa de “Adoção do Usuário”, que visa potencializar os usuários da área de negócios a fazerem o uso correto das soluções de visualização de dados, análise, integração e aprendizado de máquina em seus desafios. 

Estratégia de dados para negócios 

Na Rox, assumimos, veementemente, que a área de negócios é a principal usuária de dados e analytics, envolvendo-se em todo o ciclo da estratégia de dados e, por isso, necessita de frequente capacitação para a ampliar o seu potencial de resultados. 

Tendo como premissa que os fluxos de integração, acurácia, governança e aprendizado de máquina são fluxos vivos, é na área de negócios onde estão os maiores validadores, utilizadores e, também, gestores desses fluxos, os quais dependem de dados para ler, gerenciar, analisar, argumentar e tomar decisões.  

jornada data driven rox partner

Etapas da jornada data driven

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como criar uma estratégia de alfabetização de dados na minha empresa? 

Descubra com a Rox Partner, como transformar passo a passo cada etapa da sua jornada data driven, desde os recursos básicos de infraestrutura, integração, qualidade de dados até as estratégias de capacitação e alfabetização de dados da sua organização.  

Conte conosco para a aplicação de treinamentos in-company para a formação dos seus profissionais, por meio de capacitações costumizadas conforme às suas necessidades. 

Quer saber mais? Clique aqui e baixe agora o nosso infográfico Jornada Data Driven 

Até a próxima!