Nos dias atuais, uma das maiores riquezas de uma empresa ou negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte, é a informação. Entender como um negócio funciona, ter as informações corretas e saber como elas se relacionam é algo fundamental para o sucesso nas tomadas de decisão.
Com a necessidade de armazenar uma quantidade grande de dados, e poder acessá-los de forma mais dinâmica, o tempo se encarregou de transferir essas informações de simples papéis para locais mais seguros e eficientes: um
banco de dados.
O conceito de banco de dados cresceu muito ao longo dos anos e a forma de se trabalhar com ele se aprimora dia após dia. Um banco de dados é um ambiente que permite armazenar dados de forma mais organizada e estruturada, gerando conjuntos de arquivos. Ele permite que, além de armazenar informações, possamos alterar, atualizar, consultar, apagar e até mesmo inserir novos dados com mais agilidade e praticidade.
Contudo, quanto maior a manipulação desses dados, maior o risco de acabar cometendo erros ou até mesmo danificar a integridade de um banco. Por isso, existe uma maneira de evitar esses riscos, recuperando dados importantes, informações alteradas, apagadas acidentalmente ou por conta de qualquer outra falha.
Essa forma é chamada de backup.