Área do cliente

Ambiente Multi-cloud: O que é e por que precisamos de vários ambientes em nuvem?

banco de dadosCloud

[vc_row][vc_column][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_column_text]Adam Ronthal, analista de gerenciamento de dados, comentou no evento do Gartner, ocorrido neste ano na Flórida, que: “A base de dados e análises é a nuvem!”

“Os negócios digitais exigem um sistema totalmente configurável.”[/vc_column_text][wgl_spacing spacer_size=”30px”][wgl_double_headings title_tag=”h3″ title_color=”#325060″ subtitle_color=”#fcb813″]Mas o que é um ambiente Multi-cloud?[/wgl_double_headings][vc_column_text]Quando se utiliza mais que uma plataforma de nuvem (duas ou mais plataformas públicas), cada uma com uma aplicação ou serviço específico, temos um ambiente Multi-cloud.

Esse ambiente pode ser composto de nuvens públicas, privadas ou edge computer. Conforme as necessidades da empresa, são combinadas operações locais com aplicações e serviços realizados em diversos provedores de nuvem pública.

[/vc_column_text][wgl_spacing spacer_size=”30px”][wgl_double_headings title_tag=”h3″ title_color=”#325060″ subtitle_color=”#fcb813″]Quais são os tipos e as diferenças entre as clouds?[/wgl_double_headings][vc_column_text]

Cloud Privada

Cloud (nuvem) privada é um tipo de arquitetura de computação em nuvem local. Essas nuvens, geralmente, são dedicadas a um grupo ou a um usuário, fazendo com que seja personalizável e seguro, porém o custo inicial acaba sendo mais alto.

As nuvens privadas são construídas e usadas exclusivamente por apenas uma única empresa, fornecendo processamento virtual adicional e recursos de armazenamento.

Cloud Pública

Com a cloud pública, os serviços são realizados por meio de um provedor terceirizado (como AWS da Amazon, GCP da Google, AZURE da Microsoft, Huawei Cloud etc.), com recursos altamente escaláveis e flexíveis, atendendo várias empresas/organizações simultaneamente.

Para a nuvem pública, o custo possui uma taxa previamente combinada e todos os recursos ou armazenamentos são gerenciados e protegidos pelo servidor.

As principais vantagens são a escalabilidade, disponibilidade e personalização sob demanda.

Nuvem híbrida

É um subconjunto de Multi-cloud, combinando especificamente um modelo de nuvem privada e pública.

Edge Computer

Traduzido como computação de borda, refere-se a manter, processar e analisar os dados na localidade onde estão. Isso faz com que se tenha alta escalabilidade, quase em tempo real, para análises e respostas. É um padrão de computação distribuída onde aproxima a computação e o armazenamento dos dados de sua fonte. A ideia é que, com essa proximidade, tenha-se respostas mais rápidas e uma economia em largura de banda. É considerada uma arquitetura e não uma tecnologia específica.[/vc_column_text][wgl_spacing spacer_size=”30px”][wgl_double_headings title_tag=”h3″ title_color=”#325060″ subtitle_color=”#fcb813″]Multi-cloud e Nuvem Híbrida: não são iguais?[/wgl_double_headings][vc_column_text]Apesar do conceito de ambos ser semelhante, não são iguais. No conceito literal, nuvem híbrida também é um modelo Multi-cloud. Porém, o contrário nem sempre se aplica. Uma Multi-cloud pode ser composta por um sistema híbrido (com informações em privada e pública) que se comunica, podem ser compostas de um sistema onde exista nuvens individuais que não se conversam. A diferença primordial é que, em uma implementação Multi-cloud, geralmente existirão duas ou mais nuvens públicas, o que não ocorre em uma implementação de nuvem híbrida.

A arquitetura de Multi-cloud oferece acesso a vários modelos de serviço. Já a nuvem híbrida permite que os operadores realizem uma única tarefa utilizando recursos de apenas duas nuvens distintas. 

Em 2018, Gartner previu que 70% das empresas implementariam uma estratégia Multi-cloud até o final de 2019. Esse número aumentou consideravelmente, já que ocorreu uma grande conscientização na sua utilização, aumento da variedade de provedores em nuvem, maior concorrência e variedade de ferramentas.[/vc_column_text][wgl_spacing spacer_size=”30px”][wgl_double_headings title_tag=”h3″ title_color=”#325060″ subtitle_color=”#fcb813″]Quais são as vantagens em se utilizar ambiente Multi-cloud?[/wgl_double_headings][vc_column_text]A ideia é procurar obter vantagem competitiva na economia digital moderna. Além disso, facilitar migrações, ter agilidade e a visibilidade necessária para garantir um gerenciamento contínuo de inventário, segurança, migração e mudanças.

Alguns pontos importantes a serem considerados para estar presente em várias nuvens diferentes:

Mobilidade, flexibilidade e escalabilidade

Não estar engessado a um único provedor facilita a mudança de uma nuvem para outra, provê a melhor estabilidade e oportunidade de negociações sobre custos. Possibilita, também, o melhor aproveitamento de cada provedor e liberdade para migração. É possível utilizar armazenamento sob demanda, para isso é importante que os servidores trabalhem juntos, permitindo que seja possível investir em qualquer nível de capacidade, segurança e proteção com base nas necessidades de cada segmento de dados. Isso evita danos e perdas de dados ou tempo de inatividade por falha de componente. Proporciona alta escalabilidade, pela possibilidade de escolha para qual região de data center de provedores de IaaS, será provisionado o projeto.

Adequação

Para cada atividade, é possível verificar o tipo de custo que cada provedor disponibiliza, podendo adequar uma atividade específica ao provedor que possui melhor tarifa. Também é possível utilizar a estratégia de Multi-cloud para cada tarefa individualmente. Isso faz com que os times de TI, administradores e de negócios alinhem-se com o provedor que melhor atenda cada atividade.[/vc_column_text][wgl_spacing spacer_size=”30px”][wgl_double_headings title_tag=”h3″ title_color=”#325060″ subtitle_color=”#fcb813″]Quais são os desafios em se utilizar Multi-cloud?[/wgl_double_headings][vc_column_text]

Diferentes ferramentas e falta de capacitação.

Qualquer tipo de migração exige uma nova capacitação. Quando existe uma mudança de processos e procedimentos, como uma migração para Multi-cloud, é necessário que os profissionais tenham que aprender técnicas a serem aplicadas em várias nuvens. Podem ser ferramentas caras e criar diversos módulos de armazenamento, adicionando mais complexidade a uma infraestrutura já complexa.

 

Compartilhamento de dados e segurança

É possível encontrar dificuldades em sincronização e compartilhamento de dados, apresentar maturidade diferente de provedores e problemas com diferenças de API. Também é imprescindível que a segurança seja constantemente analisada para acompanhar as mudanças de software e infraestrutura.

Porém, quanto à segurança, esta não deve ser mais vista como uma barreira para a adoção de serviços em Multi-cloud. Na nuvem pública, existe uma infraestrutura programática de IaaS (IaaS – Infrastructure as a Service) que coloca a segurança como uma responsabilidade compartilhada. Isso quer dizer que o provedor da nuvem se responsabiliza pela segurança “da nuvem” e o usuário fica responsável pela segurança “na nuvem”. Para garantir a conformidade na nuvem e eliminar o máximo de erro humano, que geralmente é o responsável por facilitar os ataques cibernéticos, é interessante que todo o processo seja automatizado se possível.[/vc_column_text][wgl_spacing spacer_size=”30px”][wgl_double_headings title_tag=”h3″ title_color=”#325060″ subtitle_color=”#fcb813″]Quando devo realizar a migração para uma Multi-cloud?[/wgl_double_headings][vc_column_text]Essa decisão depende de muitos fatores e discussões. Envolve diversos tipos de áreas, pessoas e existem muitos pontos de vista e interesses diferentes. Ao migrar para a nuvem pública, as organizações devem explorar suas opções em termos de Software como Serviço (SaaS – Software as a Service), Plataforma como Serviço (PaaS – Platform as a Service) e infraestrutura como Serviço (IaaS – Infrastructure as a Service). A organização deve entender as diferenças entre as opções, incluindo recursos técnicos, financeiros e operacionais.[/vc_column_text][wgl_spacing spacer_size=”30px”][wgl_double_headings title_tag=”h3″ title_color=”#325060″ subtitle_color=”#fcb813″]Vença seus maiores desafios empresariais com uma combinação de nossas soluções em Cloud[/wgl_double_headings][vc_column_text]A Rox Partner é uma empresa de soluções em dados com experiência em migração, construções de ambientes e muitos outros serviços de cloud.

Entre em contato com a gente e descubra como as nossas soluções podem ajudar o seu negócio. [/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]